WhatsApp para Empresas – Como Funciona o WhatsApp Business

Por redação Portal Veneza

Com recursos extras como mensagens automáticas, por exemplo, o WhatsApp Business já está disponível e funcionando perfeitamente no Brasil. E promete ajudar pequenas e médias empresas a estreitar a comunicação com os clientes e ampliarem suas chances de fazer negócios significativamente.

Veja neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a versão exclusiva do WhatsApp para empresas, o WhatsApp Business ou também WhatsApp para Negócios. E tudo isso está muito bem detalhado no Portal Rei, um site de notícias sobre tecnologia.

Como funciona o WhatsApp Business

Apesar de uma aparência mais formal, mais sóbria, o WhatsApp Business permanece intuitivo e simples de usar como a versão normal. Porém, ele oferece recursos não disponíveis na versão padrão, muito úteis para quem precisa de algo voltado ao comercial.

Com as mensagens rápidas que você programa e são enviadas de forma automática aos seus contatos, você consegue responder mais facilmente a uma grande demanda de mensagens, ou em momentos em que não pode responder pessoalmente por estar ocupado em outra tarefa.

Outros recursos interessantes do aplicativo para empresas da WhatsApp Inc. são o Perfil Comercial e a organização de informações com o uso de etiquetas. O App também fornece estatísticas importantes para CRM* como o número de mensagens enviadas com sucesso, mensagens entregues e lidas.

*CRM é a sigla para customer relationship manager que significa gestão de relacionamento com o cliente. Vários softwares fornecem automação para as tarefas de CRM e o WhatsApp Business também ajuda bastante com isso.

Como baixar e usar o aplicativo

Inicialmente disponível apenas para Android, agora o WhatsApp Business também está disponível para iOS. Para baixá-lo é muito simples, basta acessar a loja de aplicativos padrão do seu sistema e pesquisar por “WhatsApp Business”. Abaixo os links para download do app:

O uso do aplicativo Business é semelhante ao WhatsApp comum, porém você pode definir mensagens automáticas de boas vindas e de respostas para quando um cliente entra em contato com você e você não pode atender. Para fazer isso, veja o passo a passo a seguir:

  1. Abra o WA Business;
  2. Clique nos 3 pontinhos no canto superior direito;
  3. Acesse a aba “Configurações”;
  4. Vá até “Configurações da empresa”.

Nesta seção você poderá alterar as informações do seu perfil profissional e também configurar as mensagens automáticas de ausência, saudação e respostas rápidas.

Para inserir informações no seu perfil profissional, após o passo 4, clique em “Perfil”.

ATENÇÃO: Não é possível modificar o nome da empresa após a primeira configuração. Escolha corretamente o nome da sua empresa antes de preencher essa informação.

Uma grande sacada para WhatsApp Business

Muita gente não sabe, mas é possível validar o aplicativo para empresas através de um número de telefone fixo. Assim, você consegue manter dois WhatsApps em seu celular, um normal e um Business.

Instale o WhatsApp para Empresas e coloque o seu número de telefone fixo. Na hora de fazer a verificação, você deverá escolher “receber uma ligação” em vez de “receber um código via SMS”. Esteja próximo ao telefone fixo e atenda a ligação, anote o código e verifique seu novo WhatsApp.

Se o aparelho de celular for dual chip, você também pode verificar com outro número móvel. Veja algumas vantagens do aplicativo:

  • Perfil profissional mais completo, com nome da empresa, site, endereço e horário de atendimento.
  • Bot de mensagens automáticas, para boas vindas e para respostas de mensagens, incluindo personalização de horários.
  • Possibilidade de links nas mensagens automáticas, para Facebook ou site da empresa etc.
  • Relatórios de estatísticas de mensagens para controle de CRM.

Existem algumas etiquetas que podem ser usadas para classificar cada contato e o aplicativo já traz algumas  por padrão, mas é possível criar novas etiquetas. Faça o seguinte:

  1. Na conversa, clique nos 3 pontinhos no canto superior direito;
  2. Clique em “Adicionar etiqueta a conversa”;
  3. Clique em “+ NOVA ETIQUETA”;
  4. Defina um nome para categorizar a conversa;
  5. Clique em OK.

Após categorizar os clientes, acessando a aba “etiquetas” você terá todos os clientes separados em suas respectivas categorias.

Você aprendeu tudo sobre o WhatsApp Business para pequenas e médias empresas, um app fantástico para ampliar suas possibilidades de fechar negócios. Que tal compartilhar este artigo no Facebook?