Carlos Cypriano João

O que posso fazer para evitar incêndios?

Nada! Nada melhor do que a gente entrar de cabeça no assunto e entender algo mais sobre o tema em questão. Quando falamos a palavra incêndio ela nos remete a fogo, até aí tudo certo, só que os significados são diferentes. No fogo conseguimos fazer aquele café delicioso no fogão a lenha, logo, fogo é uma situação controlada. No incêndio, digamos que esta mesma lenha caia sobre um tapete, neste momento inicia-se a queima num lugar inadequado que segue para o chão de madeira, aí podemos dizer que o fogo não controlado é o incêndio.

Agora que sabemos o que é incêndio, vamos dar continuidade e lembrar a você leitor/leitora daqueles materiais que vimos na cidade e passa quase despercebido, já que naquele momento não são prioridade. Estes são materiais exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar no Projeto Preventivo Contra Incêndio – PPCI, apresentado pelo Engenheiro civil na Seção de Atividades técnicas – SAT no quartel dos Bombeiros.

No parágrafo acima percebemos que o público e o privado unem-se na prevenção contra incêndios e pânico. Mas isso não ocorre porque as partes estão incumbidas de amor ao próximo ou por terem um “cardiomegalia”, digo, coração grande. O que existe é, que devido as Instruções normativas, normas de segurança, portarias, leis e outros, estes profissionais seguem os protocolos e os fazem acontecer no projeto e na edificação.

Como vimos a administração pública está presente e faz cumprir as regras do jogo, mas o que nós enquanto cidadãos/cidadãs podemos fazer para que o incêndio não aconteça? Simples, vejamos:

Em casa: você acorda pela manhã vai preparar o lanche, resolve aquecer aquele sanduiche no micro-ondas e percebe que o mesmo não liga, retira o plug da tomada coloca novamente e funciona. Dias depois, você quer esquentar água para fazer o macarrão e novamente o aparelho apresenta defeito. E assim vai, um dia dá certo no outro nem tanto, o jeito é comer a comida fria mesmo …

Neste caso o micro-ondas está enviando sucessivas mensagens informando que algo está errado, assim desta forma, pode estar ocorrendo com outros eletrodomésticos ai de casa. Neste caso previna-se contra possível desconforto, leia-se incêndio, mandando o aparelho para a manutenção ou até mesmo comprando novo, que por tabela alguém da família vai adorar.

Outro exemplo é o botijão de gás, aí na sua casa, ele fica dentro da cozinha e está decorado com aquela capa linda! Não é? Lamento. Instale imediatamente este botijão fora de casa numa pequena plataforma e nunca num buraco, sem a capa tá! Se por ventura ocorrer vazamento do gás é simples, se estiver dentro da cozinha o gás vaza para dentro de casa, trazendo a real possibilidade de explosão e incêndio, se fora, dispersa no ar.

Pessoas aqui da nossa região dizem que o exemplo arrasta multidões, seja você também arquétipo, influenciando seus amigos e familiares a terem um comportamento preventivo contra este sinistro. Aliado as atitudes, o todo sem dúvidas concatenará ideias preventivas contra incêndios.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.