Morro dos Cavalos terá os maiores túneis na duplicação da BR-101 Sul

Muriel Ricardo Albonico

A construção dos dois túneis para a Transposição do Morro dos Cavalos serão as maiores galerias escavadas em maciços rochosos para a duplicação rodoviária da BR-101 Sul, tanto no trecho catarinense quanto no segmento gaúcho de obras. Com 2.200 metros projetados, os túneis de Palhoça ultrapassam em 359 metros as galerias de Morro Alto, em Maquiné (RS), a maios construção escavada e liberada – que tem 1.841 metros de extensão.

No trecho catarinense, o maior túnel construído e liberado é do Morro Agudo, em Paulo Lopes (km 256), com 1.014 metros de extensão. Nesse maciço rochoso há uma galeria construída para abrigar o fluxo de veículos no sentido Florianópolis-Porto Alegre, assim como o túnel do Morro do Formigão (km 337). Porém, a transposição construída em Tubarão é menor, com 530 metros de extensão. Morro Alto foi o primeiro dos túneis a ser liberado ao tráfego de veículos, em dezembro de 2010, Morro Agudo em maio de 2012 e Morro do Formigão em julho de 2015.

Os dois túneis projetados para o Morro dos Cavalos são as últimas OAEs na duplicação da rodovia federal no trecho catarinense. O lote de obras está localizado entre o km 232 ao km 235,3, no município catarinense de Palhoça. O projeto prevê a transposição através de túneis Classe A, tipo interurbano duplo monodirecional, onde o túnel esquerdo terá 2.220 metros de comprimento, sendo cerca de 1.630 metros em rocha e 590 metros em solo/rocha alterada mole. O túnel direito terá 2.220 metros de comprimento, com cerca de 1.580 metros em rocha e 220 m em solo/rocha alterada mole e 420m em túnel a céu aberto (Túnel Falso, Sistema Cut-and-Cover).

O traçado se desenvolve na direção do maciço do morro, à esquerda da pista existente, com afastamento máximo de 420 metros em relação ao eixo atual da BR-101 Sul. Os túneis terão pista de rolamento com 3,60 metros de largura, acostamento com três metros de largura e passarela no interior das galerias medindo 1,6 metro de largura.

A estrutura de pavimento prevista prevê a execução de material detonado, de espessura variável, conforme a quota da soleira do túnel. Sobre este material detonado, regularizado com material britado, será executada a camada de 12 cm, sobre essa camada será executada sub-base de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) de auto módulo com 10 cm de espessura. E por fim uma placa de CCP (concreto) com 24 cm de espessura.

O DNIT já recebeu a Licença de Instalação (LI) para os túneis no Morro dos Cavalos e aguarda o início do processo de licitação para empresa ou consórcio, que fará a construção das galerias.

Morro dos Cavalos terá os maiores túneis na duplicação da BR-101 Sul