Itália e suas rodovias comparadas com as do Brasil

É comum ouvir um brasileiro quando chega na Itália falar —Nossa, aqui sim tem rodovia e não no Brasil!

Vejam bem, algumas pessoas nunca saíram de suas regiões e ao chegar na Itália automaticamente pegam uma condução que a levará do aeroporto até seu destino por uma autoestrada, que não é nada mais que uma rodovia duplicada igual as inúmeras que tem no Brasil, como por exemplo a Castelo Branco, Anhanguera, Washington Luiz, Raposo Tavares ou a Dom Pedro.

Eu nunca vi uma rodovia com cinco faixas na Europa e, acredito que não tenha. Em São Paulo tem a rodovia dos Bandeirantes. Pra se ter uma ideia, as principais rodovias da Itália são: A-4 (Trieste-Torino) , com três faixas, tendo quatro faixas nas proximidades de Milão e, a rodovia A-1(Milano-Napoli), que tem 3 faixas até Bolonha, depois até no Sul: Sicília, Calábria e Campania, tudo com duas faixas.

E as estradas com pista simples, chamadas de SS (super strada) e as SP (strada provinciale), são na maioria estreitas e com muitas trepidações. Acostamento? Nem pensar! São tão estreitas que em alguns casos não existe a faixa central. Ou seja, quebrou o retrovisor, cada um paga o seu.

Não quero dizer que a Itália tem estradas ruins, mas sim deixar claro que o Brasil também tem ótimas rodovias. A vantagem de dirigir nas rodovias italianas é que não existe ‘quebra-molas’, não existem buracos e você pode parar em qualquer lugar que não será assaltado. No máximo que pode acontecer é algum cigano passar com seu ‘caravan’ e furtar diesel.

Então às vezes confundimos paisagens bonitas com estradas bonitas. É mais fácil chamar a atenção com suas belezas a região do Trentino Alto Adige no Norte da Itália, do que o sertão nordestino.

Lembrando que para atravessar o território do único município de Altamira, no estado do Pará, é a mesma distância para atravessar toda a Itália, desde o Brennero na fronteira com a Áustria, até na província de Lecce, no salto da bota.

As fotos abaixo são das rodovias brasileiras e o vídeo rodovias italianas.

2 Comentários

  1. Ola, Marri. Hoje no Brasil temos rodovias duplicadas em vàrias regioes, como Goiàs, MG, litoral do Nordeste, De Recife a Sao Caetano (agreste). Enquanto aos pedagios a diferenca é grande. No Brasil é carissimo. O problema è que o povo usa o patrimonio pubblico pra se beneficiar è o povo se cala. Eu fazia minha parte furando os pedagios. Rsrs

  2. Olá Ricardo
    Concordo com você em relação as estradas do estado de São Paulo não posso dizer em relação a outros Estados , vc poderia dizer em relação a acidentes e pedagio ? Porque aqui isso é cada vez maior .