Vereadores querem que economias da Câmara sejam investidas no Hospital São Marcos

O Hospital São Marcos certamente é o assunto mais debatido na Câmara de Vereadores de Nova Veneza. A intenção dos vereadores é melhorar a estrutura e atendimento, o que vêm acontecendo através de emendas. Neste ano, dois novos aparelhos de Raio X foram conquistados através do deputado estadual João Amin. Agora, o objetivo é que o valor que a Casa Legislativa devolverá no final do ano, mais de um milhão e quatrocentos mil reais, seja investido na instituição.

Nesta semana, os vereadores Evandro Gava, Elton Nuernberg e Zelindo Moretto também estiveram visitando o Hospital São Donato, de Içara, onde estudaram a Lei que repassa 1/12 do IPTU arrecadado na cidade para o hospital. “Estamos buscando e analisando todas as alternativas disponíveis para estruturar melhor o nosso hospital. Queremos a garantia do executivo que esse dinheiro será investido na saúde. Se isso acontecer, deixaremos alguns planejamentos da Câmara para o futuro em prol do hospital, como por exemplo as melhorias na Casa Legislativa”, comentou Evandro.

Também foram aprovadas recentemente na Câmara as emendas impositivas, uma ferramenta que possibilitará aos parlamentares destinar recursos a entidades, e 50% desse valor será destinado para a área da saúde. Foram favoráveis os vereadores Bete Bortolotto, Evandro Gava, Maykon Michels, Zelindo Moretto, Elton Nuernberg e Ricardo Ugioni. Os vereadores João Paulo Cunico, Dalton Bortolotto e Jeonice Baldessar Amboni foram contrários.

Estruturação do Hospital São Marcos

A pedido dos vereadores, o diretor do hospital, Marcelo Sottana, encaminhou a relação de itens importantes para a modernização da estrutura. No documento, que traz desde itens hospitalares a ferramentas, está também o custo da melhoria, avaliado em um total de R $1.231.905,00.

Conforme o diretor do hospital, 70% dos itens solicitados são necessidade atual para o porte I, que é o atual estágio do hospital. Os outros 30% são necessários para alcançar o porte II. “Com os novos equipamentos, também vamos melhorar as condições de diagnóstico para os nossos médicos. Com os equipamentos solicitados, vamos atrair novos médicos com novas especialidades. Esses equipamentos também são fundamentais para que possamos dar início à nossa UTI de 10 leitos que está prevista para o ano que vem”, afirmou.

Por Flávia Bortolotto

Vereadores querem que economias da Câmara sejam investidas no Hospital São Marcos