Paulo Ricardo:Uma carta aos jovens

Uma das melhores fases da vida é a da juventude. Nela está o vigor, a saúde, o ânimo…

O jovem atual é moderno, porém, virtual. Por isso, vive, muitas vezes, no mundo superficial. Há, porém, aqueles que são centrados, profundos e pensadores; mesmo fazendo uso das tecnologias em geral.

A mocidade atual nem sempre sabe aproveitar como deveria. Alguns perdem a vida antes mesmo de completarem 20 anos de idade. Outros sobrevivem mais tempo, entretanto, com a saúde debilitada. Houve uma época, nos E.U.A, em que os cantores (as) entravam em óbito exatamente aos 27 anos (em virtude das drogas e álcool).

O jovem pode e deve aproveitar (dependendo do ponto de vista concernente ao que é aproveitar), todavia, esse aproveitar deve ser ponderado. Não podemos esquecer, neste ínterim, das palavras do sábio Salomão: “Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo” (Eclesiastes 11.9). Após essa citação, alguns moços e moças devem pensar: “Religião não se discute”, “eu já tenho minha religião”, “Deus está comigo”, “sou muito jovem para este negócio de religião”. Concordo!

O assunto em pauta é a sua vida! As coisas de Deus se aceita ou não, ou seja, não se discute mesmo! É uma questão de fé. A discussão ou indução não leva a lugar algum.

Nem todos os jovens são felizes. Por isso, convoco e desafio a juventude atual a conversarem com Deus ao menos 5 minutos por dia. Independente da religião (reforço que o objetivo aqui não é religião e sim, a sua vida!). Converse qualquer assunto com Deus, pois Ele é teu criador.

Ele te entende! Fale com Ele como se estivesse ao seu lado. Experimente! Um dia experimentei e a mudança foi tremenda. A tristeza saiu, dando lugar para alegria. O ódio saiu e entrou o amor. Enfim, houve uma melhora considerável há 12 anos atrás. E, isso tudo, por meio de conversas com Ele. Na época eu não tinha religião.

Pense sobre isso!