“A Turminha do Sulca” leva educação financeira para escolas de 18 municípios do Sul

Projeto desenvolvido pelo Sicoob Credisulca chega a quinta edição com aproximadamente 50 mil crianças de seis a 12 anos atendidas.

Ter o hábito de juntar moedas é o início para a educação financeira e aplicar esse valor em uma poupança, por exemplo, é um passo para valorizar o dinheiro e ter consciência financeira. A pequena Maria Vitória Genuino da Silva, de nove anos, de Meleiro, aprendeu com os pais a guardar suas moedinhas e a dar valor ao dinheiro.

“Eu já consegui juntar muitas moedas para comprar uma boneca que queria muito, agora estou enchendo meu porquinho de novo, mais dessa vez ainda não sei o que vou comprar”. Já a Lara Eduarda Cardoso, aluna do quarto ano da rede municipal de ensino de Araranguá, junta as suas moedas pensando num futuro melhor dedicado aos estudos, como o ensino superior. “Eu ainda não decidi que profissão seguir quando crescer, mais meus pais sempre me incentivam a guardar dinheiro para o futuro”, destaca.

O tema educação financeira não faz parte da grade curricular escolar, no entanto o assunto é destaque com o projeto “A Turminha do Sulca”, desenvolvido pelo Sicoob Credisulca. Criado em 2010, a iniciativa atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável.

Em 2015 o projeto chegou em sua quinta edição, com a participação de cerca de 50 mil crianças. Segundo a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca e idealizadora do projeto, Eveline Marcon Francisco Dagostin o que iniciou com uma revistinha em quadrinhos, hoje também conta com um espetáculo teatral, em parceria com a Companhia do Palhaço Biriba. “Este foi o segundo ano em que trabalhamos a peça teatral com as escolas, dessa forma os alunos dão mais atenção ao tema, que é reforçado após o teatro com a leitura da revistinha”, explica a idealizadora do projeto.

Um dos principais objetivos da ação é promover a educação financeira nas escolas e auxiliar a formação das crianças por meio do conhecimento de noções básicas sobre a administração racional de suas finanças, estimulando o habito de poupar, investir, analisar, comparar e evitar a realização de maus negócios, além de abrir o dialogo para toda a família sobre o valor do dinheiro. “É importante que os temas abordados durante o teatro, e também na revistinha em quadrinho desperte a curiosidade das crianças para o orçamento familiar, proporcionando que o assunto seja discutido em casa, com a família”, destaca Eveline.

Para a professora da Escola de Educação Básica Jorge Schutz de Turvo, Catarina Cláudia Manfredini, que acompanhou a turma durante as apresentações no município, projetos como esse complementam alguns conteúdos já abordados em sala de aula, além de dar subsídios e despertar o interesse dos alunos sobre o assunto. “Ações como essa contribuem para o amadurecimento do aluno para um futuro melhor. Nós já trabalhamos o projeto de educação fiscal em sala de forma interdisciplinar, porém com essa ação temos um complemento do conteúdo estudado”, comenta.

O projeto A Turminha do Sulca, nasceu em 2010, e abrange 18 municípios da região sul de Santa Catarina, entre Passo de Torres a Capivari de Baixo. “Nosso principal objetivo é a formação de cidadãos conscientes sobre a sua vida financeira e por meio da peça teatral as crianças aprenderam se divertindo e pudemos educar de uma forma fácil e compreensível, enfatizando a importância do planejamento familiar na administração financeira, gerando consciência de investimentos em qualidade de vida, mostrando a realidade para nossas crianças”, ressalta o presidente do Sicoob Credisulca, Romanin Dagostin.

Nesta quarta (04) e quinta-feira (05), O município de Nova Veneza será palco para o projeto. Com sessões às 9horas e às 14horas, no Palazzo Delle Acque Aquilino Luiz Cirimbelli, cerca de mil crianças poderão acompanhar a peça teatral.

Retranca

“A Turminha do Sulca” ganha destaque Nacional

Durante a Jornada de Educação Financeira (ENEF), que ocorreu em Brasília, no mês de março de 2015, e reuniu instituições financeiras de todo o país, “A Turminha do Sulca” foi destaque, tendo em vista o pioneirismo do projeto em todo o Brasil.

O case foi apresentado pelo presidente do Sicoob Credisulca, Romanin Dagostin, e pela consultora de desenvolvimento organizacional da instituição, Eveline Marcon Francisco Dagostin. “Nosso projeto é pioneiro em todo o país e busca valorizar e conscientizar as crianças sobre as questões financeiras. É importante que o planejamento financeiro torne-se um hábito na sociedade”, destaca Dagostin.

Este ano a Jornada evidenciou temas como as tendências da educação financeira no Brasil, o combate e prevenção de dívidas, o planejamento financeiro e experiências cooperativas na educação de crianças para o assunto.

Rosi Mizeeski

Turminha do Sulca 04

Turminha do Sulca 05

Turminha do Sulca 03

Turminha do Sulca 01