Presidente do MTG-SC, Orides Luiz Pompeo visita Nova Veneza

O presidente do MTG-SC (Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina), Orides Luiz Pompeo, esteve em Nova Veneza nesta sexta-feira, 14, acompanhado de sua esposa, Janete Pompeu e do Diretor Campeiro da entidade, Romencito José Aléssio, para prestigiar o XVI Rodeio Crioulo Nacional, que acontece no município de 14 a 16 de agosto.

“Estamos encantados com a cidade, já estivemos aqui em 2006, e agora mais uma vez viemos a Nova Veneza, estamos girando pelo estado prestigiando os eventos tradicionalistas,” afirmou Pompeu.

HISTÓRICO DO MTG – SC

O MTC (Movimento Tradicionalista Catarinense), foi fundado em 18/05/1973, com Estatutos publicados à página 22 do Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, n° 9872, de 07/11/1973, declarado de utilidade pública pela Lei Estadual n° 5941 de 17/09/1981, hoje encontra-se sediado na cidade de Lages, junto ao Parque de Exposições Conta Dinheiro. Em seguida passou a denominar-se ATGESC (Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina).
– Reunidas em Assembleia Geral conjunta, na cidade de Otacílio Costa, previamente convocada nos termos dos respectivos Estatutos Sociais, RESOLVEM, tendo em vista a Identidade de seus objetivos, fundir-se em uma só Entidade Tradicionalista, coordenadora das atividades das Entidades filiadas, e que sucederá as que se fundem em todos os seus direitos e obrigações, passando a reger-se pelos presentes Estatutos Sociais.
– Sob a denominação de Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina, com a sigla de MTG-SC, devidamente registrado em 29/07/1985 no Registro de Pessoas Jurídicas em São Joaquim/SC, Livro A – Folhas 145 a 147, sob nº 097 e data de 10/09/1985, sediado no Parque de Exposições da cidade de São Joaquim, fica constituída uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que se regerá pelos presentes ESTATUTOS SOCIAIS e pela Legislação Pertinente.
– A Sociedade ora constituída resulta da fusão das Entidades MTC (Movimento Tradicionalista Catarinense), e MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), já identificadas no preâmbulo e lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

– A critério da Diretoria, a sociedade poderá manter escritórios ou filiais em qualquer parte do território catarinense.

– O MTG-SC, tem por objetivo congregar os Centros de Tradições Gaúchas, entidades afins, pessoas jurídicas ou físicas e preservar o núcleo de formação e filosofia do Movimento Tradicionalista.

– Compete, ainda ao MTG-SC, preservar as expressões Movimento Tradicionalista Gaúcho, Centro de Tradições Gaúchas, Movimento Tradicionalista Catarinense, Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina, bem como as siglas MTG, CTG, MTC, ATGESC, evitando o uso inadequado das mesmas e sua utilização na denominação de entidades não identificadas com o objetivo do MTG-SC, perante a Tradição Gaúcha do Estado de Santa Catarina.

– O Termo Gaúcho e respectivas variações, tal como, é aqui entendido, não significa apenas o natural do Rio Grande do Sul, mas sim o homem do campo das Regiões meridionais da América do Sul, tomando-se por Pátria do gaúcho e origem de sua Tradição à terra, que começa nos pampas da Argentina, se estendendo no Uruguai e pelos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O telurismo resultante, já não se restringe a essas regiões limítrofes, tendendo a espraiar-se por todos os rincões da Terra Brasileira.

– Incluem-se expressamente em objetivos sociais do MTG-SC, o incentivo aos esportes, as promoções culturais, o amparo às ciências, à literatura ligada ao campo, e tudo o mais que possa incrementar o amor à tradição gauchesca de Santa Catarina, sem distinção de credor políticos, partidários ou religiosos, inadmitida qualquer discriminação em razão de cor ou raça.

– O MTG-SC, terá foro e sede na Cidade e Comarca de Lages/SC, em endereço à Avenida Luiz de Camões – Parque de Exposições Conta Dinheiro.

– Os Investimentos do MTG-SC, só podem ser efetuados no território do Estado de Santa Catarina, visando seus objetivos sociais.

– O MTG-SC atualmente encontra-se subdivido em 17 (dezessete) Regiões Tradicionalistas, cada uma sob o comando de seus Coordenadores Regionais Campeiros e Artísticos.

– A Estrutura Administrativa do MTG-SC é composta pelos seguintes órgãos: Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Coordenadorias Artísticas e Campeiras e Departamentos.

– O MTG-SC foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 7942, de 09/05/90.

– O MTG-SC está inscrito no Cadastro Geral do Contribuinte – CNPJ, sob n° 75.439.125/0001-11.

– O Endereço atual da Entidade é Avenida Luiz de Camões, 2330 – Parque de Exposições Conta Dinheiro, Caixa Postal 224, CEP 88520-000 – LAGES/SC. Fone/Fax 049 3225-3671 e 3225-1323

– A Entidade conta atualmente com 579 CTGs, 2.333 Piquetes de Laçadores  e 45.540 sócios

– O Presidente atual é o senhor Orides Luiz Pompeo, residente em Coronel Freitas.

Willians Biehl