Prefeito reduz próprio salário para compensar perdas

Turno único, redução de salários e do quadro de funcionários estão entre as medidas que a prefeitura de Nova Veneza deve tomar. O projeto de redução salarial ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

Na região da Amrec, todos os municípios vivem momentos de estudos e cálculos para compensar a retração da economia no cenário nacional. As prefeituras da Região Carbonífera receberão neste ano R$ 6,4 milhões a menos de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com possibilidade ainda de redução neste valor. Para compensar a diminuição da receita fechando o ano em compatibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, Nova Veneza também irá adotar algumas medidas.

A adoção de turno único a partir de agosto, redução de 20% nos salários de prefeito, vice, secretários e cargos de primeiro escalão e demissões são as medidas que informou o secretário de finanças, Roberto Caetano. “O turno único acarreta em uma economia com combustível, água, energia, telefone e manutenção de equipamentos”, explicou.

Em conversa com o secretariado, também foi acordado gastar estritamente o necessário e reduzir despesas. O prefeito e os cargos de primeiro escalão vão sentir no bolso essas medidas. Numa decisão radical, o prefeito decidiu reduzir em 20% o seu salário e dos secretários para poupar programas, medicamentos e ações importantes para os munícipes.

“Mais do que nunca, precisamos nos readequar e fazer mais com menos, pois é um momento delicado onde mudanças precisam ser feitas com responsabilidade. Esse corte vai auxiliar na redução de custos”, afirmou o chefe do Executivo Municipal, Evandro Gava.

 Flávia Bortolotto

2 Comentários