Palestrante do Proerd de Nova Veneza participa do Sipat Manentti

Na manhã da última terça-feira, 18, durante o Sipat (Semana interna de prevenção a acidentes de trabalho) da rede de supermercados Manentti, o cabo Juliano Severo, da Polícia Militar de Nova Veneza, ministrou palestra sobre prevenção ao uso de drogas para os funcionários do depósito da rede, localizado no bairro Bortolotto em Nova Veneza.

Segundo dados do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), o índice de recuperação de usuários de drogas é de apenas 8%, ou seja, a cada 100 internações, somente oito se recuperam, o baixo índice de recuperação está na maioria das vezes relacionado a conhecida “recaída”.

Para o palestrante, que em Nova Veneza também é o responsável pelos programas, Proerd e Proerd Pais, a chave do combate as drogas está na prevenção.

“As drogas agem diretamente no cérebro, bloqueando os neurotransmissores na produção da dopamina, principal enzima responsável pelo prazer e o sistema de recompensa cerebral, agindo diretamente no estado emocional. A droga é geralmente utilizada como uma válvula de escape para disfunções emocionais, mas acaba gerando para o usuário um problema ainda maior do que tinha anteriormente ao uso,” afirmou Severo.

“Uma das soluções para prevenir o uso de drogas é fortalecer os vínculos emocionais e afetivos, sendo a família o principal fator de prevenção” continuou.

Sipat Manentti

Conscientizar sobre segurança no trabalho, saúde e qualidade de vida. Este é o objetivo da Sipat dos supermercados Manentti, que iniciou nessa segunda-feira, 17 de agosto, e segue até sexta-feira, dia 21. Durante os cinco dias de evento, todos os profissionais da rede assistirão a palestras, assim como participarão de dinâmicas e de outras atividades relacionadas aos temas abordados.

Conforme a gerente de Recursos Humanos da empresa, Débora Eufrásio, diferente do habitual, a rede entende que a Sipat vai além das informações somente sobre segurança de trabalho. “Acreditamos que se a pessoa está se sentindo bem no local onde atua, ela levará esse sentimento de bem estar para a casa e para os outros ambientes que frequentará. Por isso apostamos na Semana com esse formato”, conta, ao lembrar que “foi a própria equipe de profissionais que ajudou a organizar a programação, dando sugestões de temas que gostariam de saber mais”, explana.

Entre os assuntos abordados nas palestras estão o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, alimentação saudável e correta manipulação, saúde do homem e da mulher, entre outros. “Estão sendo realizadas de duas a três palestras por dia em cada loja. Queremos que os participantes saiam bem informados e com ainda mais conhecimento nesta semana tão especial”, pontua Débora.

Para o diretor da rede, Volnei Manenti, esta é uma forma de atualizar os profissionais, trazendo assuntos pertinentes à classe. “Priorizamos a saúde de quem trabalha conosco, oferecendo-os mais qualidade de vida. A Sipat tem o objetivo de integrá-los ainda mais, ressaltando a nossa marca de empresa amiga e preocupada com o trabalhador”, comenta Manenti.

Willians Biehl / Fotos:  Divulgação

 

Palestrante do Proerd de Nova Veneza participa do Sipat Manentti
Palestrante do Proerd de Nova Veneza participa do Sipat Manentti
Palestrante do Proerd de Nova Veneza participa do Sipat Manentti