Nova Subestação da Coopera vai melhorar qualidade de energia do Caravaggio

A Cooperativa Pioneira de Eletrificação (COOPERA) com sede em Forquilhinha, inaugura neste sábado, dia 29, às 10h30min, uma Subestação de energia elétrica no Distrito de Caravaggio, município de Nova Veneza. Construída com recursos próprios, a obra recebeu um investimento de aproximadamente R$ 22 milhões de reais e vai proporcionar uma distribuição de energia de melhor qualidade e confiabilidade não só para os associados e consumidores residenciais, mas, principalmente, para os empresários do Distrito Industrial.

Conforme o presidente da COOPERA, Carlos Alberto Arns (Cali), um dos fatores favoráveis da nova subestação é que ela está localizada estrategicamente próxima da área industrial de Caravaggio onde, atualmente, estão instaladas diversas empresas da área de metalurgia. “A nova Subestação representa um grande avanço no sistema elétrico da COOPERA e está adequada para atender aumentos da sua demanda por pelo menos mais 20 anos”, garantiu Cali.

As obras de edificação da Subestação Caravaggio tiveram início há cerca de dois anos e, além da estrutura física, como muro, revestimento e casa de comando, conta com um transformador de 20/26 MVA, com capacidade para futura ampliação de outro transformador de mesma potência. A Subestação já está sendo alimentada, diretamente, da Subestação de Rede Básica localizada em Forquilhinha, na localidade de Santa Rosa (Subestação IESUL – 230 kV), através de rede de transmissão de 69 kV, com aproximadamente 16 km. A partir da Subestação Caravaggio foram instalados quatro alimentadores em 13,80 kV.  O presidente lembra que, estes alimentadores terão, ainda, a possibilidade de interligação com os alimentadores da COOPERA, existentes na Subestação de Forquilhinha. “Esta obra é de extrema importância, pois irá proporcionar uma melhor qualidade de energia ao Distrito de Caravaggio, maior disponibilidade de fornecimento, além de uma maior confiabilidade e flexibilidade em todo sistema elétrico da COOPERA”, explicou.  Acooperativa conta com 21 mil associados e distribui energia elétrica para os municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e parte de Criciúma.

Débora Da Silva Cândido

Nova Subestação da Coopera vai melhorar qualidade de energia do Caravaggio
Nova Subestação da Coopera vai melhorar qualidade de energia do Caravaggio