Nova especialização da Unesc tem foco na Indústria da Moda

Aulas têm previsão de início para maio 

Criciúma é o principal polo socioeconômico do sul do estado na indústria da moda. O município se destaca como terceiro produtor nacional de jeans e um dos maiores de confecções do Brasil. O mercado de trabalho é grande, só na região carbonífera são mais de 445 indústrias do vestuário. Dentro desse quadro, a carência de profissionais especializados na área cresce. E para contribuir com o desenvolvimento da região, a Unesc traz uma novidade, a especialização em Comunicação e Produção de Moda.

Segundo dados do Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sul Catarinense), o setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios empregou cerca de 10 mil trabalhadores diretos, até o ano de 2014. “As empresas estão na busca contínua pelo aprimoramento de seus produtos e de como fazer para que este produto chegue até seu público. Nesta busca, a especialização traz a proposta de potencializar o profissional justamente nesse caminho, que se desenvolve por meio de uma comunicação e produção diferenciada”, comentou a coordenadora do curso de Design de Moda da Unesc/Senai, Charlene Vicente Amancio Nunes, uma das idealizadoras do projeto.

As aulas caminham com a teoria ao lado da prática, envolvendo os profissionais desde a interpretação das macrotendências para a moda, a linguagem de uma criação, gestão e identidade de marca, empreendedorismo, até as mídias existentes para o mercado de moda e suas campanhas. Áreas como fotografia, produção, merchandising, styling e jornalismo compõem a grade da especialização.

Mayra Lima