Nosso talento: A identidade expressa por meio da arte

Por Tadeu Spilere- Nossa gente

As obras de Salete representam a forte relação da artista com Nova Veneza

Chegando à Nova Veneza, não há quem não se encante com o Monumento ao Imigrante, obra exposta ao lado do portal de entrada da cidade. O trabalho chama a atenção pela grandeza, riqueza de detalhes e pelo que representa a muitos moradores do Sul, já que contempla um casal de imigrantes carregando artefatos do trabalho na roça.

Mesmo que muitos visitantes já conheçam a obra e que para os venezianos ela faça parte do cenário há um bom tempo, nem todos sabem quais foram as mãos que a projetaram. Salete Aurélia Cirimbelli Búrigo é natural de Nova Veneza e resolveu homenagear a comunidade por meio de sua arte. Então trouxe à tona o que há de mais representativo para as pessoas do município.

O interesse pela arte iniciou cedo, na escola, e foi incentivado pelos pais Aquilino Luiz Cirimbelli e Angélica Aléssio Cirimbelli. O apoio das irmãs beneditinas também foi fundamental no desenvolvimento da habilidade.

Em outros locais da cidade também é possível encontrar o trabalho de Salete. “Em frente ao Colégio das Irmãs há o Busto Estilizado, em homenagem às sete pioneiras irmãs beneditinas da Divina Providência, que chegaram à Nova Veneza em 1936. Na comunidade de São José, onde começou todo o grande complexo metalúrgico, um monumento lembra o ferreiro. Na rodovia Centro-São Bento Baixo, projetei um obelisco, que homenageia os primeiros moradores da região. No Cemitério Municipal, concebi um anjo para proteger todos os familiares que já adormeceram”, explica a artista, ressaltando que no Caravaggio, onde reside atualmente, projetou o Monumento dos Anjos, uma referência aos italianos cantores. “Que vozes sonoras e fortes tinham os nossos nonos”, completa.

Depois de se casar, Salete morou em outras cidades, estudou técnicas, e deixou algumas obras por onde passou, principalmente esculturas em ferro. Mas é na cidade natal que estão as principais assinaturas. “Pelo amor que tenho à terra onde nasci, priorizei meus trabalhos nesta região”, declara.

 

logo-nossa-gente-p

 

 

Nosso talento: A identidade expressa por meio da arte