Movidos pela fé, milhares se reúnem na Romaria de Caravaggio

Mais de 50 mil pessoas participaram, neste domingo, 31, da 64ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário Diocesano localizado no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. O bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, presidiu a missa que teve início por volta de 10h30min, após a chegada da transladação da imagem, que partiu da comunidade Santa Bárbara, em Criciúma.

Em sua homilia, Dom Jacinto ressaltou a solenidade da Santíssima Trindade, celebrada hoje pela Igreja, e falou da emoção de ver milhares de pessoas que se dirigiam, a pé, até o templo dedicado a Maria. “O motivo principal é a fé, que está no coração de todos vocês. E o que está no coração de cada um e cada uma que está aqui? Eu não sei, mas Deus sabe e Ele nunca fica indiferente. Ele e Maria nos dão coragem, ânimo e força. Aqui está uma grande família. Todos estamos unidos muito mais que pelo sangue. O que nos aguarda, nós não temos nem palavras para definir: é muito maior”, declarou o epíscopo, referindo-se à eternidade e à companhia de Jesus confirmada nas palavras do Evangelho deste domingo.

Dom Jacinto falou também da importância do serviço nas comunidades, cujo combustível sempre é a fé. “A nossa fé faz isto: as coisas mais grandiosas na nossa vida são feitas quando temos fé. A fé é o maior tesouro que temos em nossa vida; fé na Santíssima Trindade e junto dela, na Mãe. Não desanimemos em nosso serviço nas comunidades. O lugar mais privilegiado é a comunidade, mas para mantê-la viva, Deus precisa da generosidade de todos, e Ele traz bênçãos e graças”.

Ao final da missa campal, o Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, agradeceu a participação e colaboração de todos e convidou para as demais celebrações realizadas durante o dia. A menina Isabela Topanotti Felisbino emocionou a todos ao cantar para a Virgem Maria. A animação ficou por conta do Padre Ezequiel Dal Pozzo, de Rio Grande do Sul.

Fiéis agradecem graças alcançadas

A Romaria de Caravaggio, maior festa religiosa do Sul do Estado de Santa Catarina, acolhe também fiéis de outras regiões. O romeiro Adelcio Kons veio de Jaraguá do Sul com a esposa, Elis Zanette, que é natural de Içara. “Estamos aqui para agradecer, pois somos casados há três anos, e minha esposa não conseguia engravidar. Agora trouxemos nosso filho Caio, de cinco meses”.

Da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Criciúma, a senhora Marlene Ferreira participa da festa desde 2002, quando também obteve uma graça. “Na época, fazia 40 dias que havia ido ao médico, devido a um pé quebrado. Sentia muita dor ao caminhar e pedi que Deus e Nossa Senhora me fizessem andar. Desde então venho a pé ao Santuário”, relata.

Muitos são os que vem para agradecer milagres, como também para pedir a intercessão da Mãe de Jesus. É o caso de dona Terezinha Zeferino, da Paróquia Santo Agostinho. “É a primeira vez que venho à Romaria e peço pela minha família, por meus irmãos. Nossa Senhora é muito importante. Venho com fé, porque muita gente vem e recebe graças”, afirma.

Bibiana Pignatel Baesso

[fancygallery id=”2″ album=”11″]