Jovens acadêmicos italianos visitam Nova Veneza e destacam sua italianidade

No dia 20 de novembro, Nova Veneza recebeu a visita oficial dos jovens acadêmicos italianos Aurelio Poles e Luca Cerutti, acompanhados pelo vereador Aroldo Frigo Junior. O programa, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, imerge os participantes na realidade dos consulados italianos no exterior, como o de Curitiba, representando a Itália nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Durante a estadia, os jovens exploraram as instituições públicas e aprofundaram seu conhecimento sobre a imigração italiana na região, sendo Nova Veneza uma parada essencial devido à sua rica história e herança italiana. Eles visitaram escolas municipais onde o italiano é ensinado do primeiro ao nono ano, interagindo com alunos e professores, além de conhecerem os poderes legislativos e executivos locais.

“A experiência desses acadêmicos será compilada em um memorando para o Ministério das Relações Exteriores, destacando melhorias potenciais para os consulados e possíveis apoios às cidades visitadas. Nova Veneza se destacou na avaliação dos visitantes, que elogiaram a valorização da italianidade fora da Itália, destacando também o trabalho de gemellaggio com cidades como Malo e Pescheira del Garda”, revelou o vereador Aroldo.

Ainda conforme o vereador, o reconhecimento dado à língua italiana nas escolas municipais foi particularmente elogiado, incentivando os envolvidos. Além disso, esta visita será avaliada na reunião do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, agendada para dia 4 de dezembro em Curitiba e dia 5 em Florianópolis, com autoridades do estado, associações italianas e municípios destaque da italianidade.