Hemosc estará aberto neste sábado

Instituição abre das 8 horas ao meio-dia

O Hemosc de Criciúma estará com as portas abertas neste sábado, dia 2, para atender a população que não consegue fazer sua doação de sangue durante a semana. A instituição abre aos sábados uma vez ao mês das 8 horas ao meio-dia. Conforme a assistente social do Hemosc de Criciúma, Simone Nandi, o frio afasta os doadores de sangue, ou seja, o estoque do hemocentro mais uma vez está limitado.

“Os negativos são os que mais faltam, como o -A e o -O, mas todas as tipagens são essenciais e importantes”, frisa Simone. O processo de doação não dói, leva aproximadamente 40 minutos e pode salvar até três vidas. O Hemosc de Criciúma atente 27 clínicas e hospitais da região Sul do Estado, de Imbituba até Passo de Torres.

“Por isso a doação é tão importante, pois atendemos uma grande demanda. Agora, quem recebeu a vacina do vírus Influenza poderá realizar sua doação de sangue normalmente após 48 horas da aplicação da injeção. Antes desta determinação, a doação de sangue era permitida somente após 30 dias da injeção”, destaca a assistente social. São necessárias, em média, 70 doações diárias, sendo que o local está recebendo cerca de 40.

Requisitos para ser um doador – Para realizar a doação basta o doador ir ao hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos. Dos 60 aos 69 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação. Já os doadores entre 16 e 17 anos devem ir acompanhado de um responsável.

Horário de funcionamento – O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O Hemosc fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara. Telefone: (48) 3433-6611.

Assessoria Voluntária