A genética a serviço da saúde

Laboratório Búrigo analisará características individuais de cada paciente para ajudar no tratamento médico

A partir deste mês, o Laboratório Búrigo passa a utilizar a genética a serviço da saúde de seus clientes. Através da análise de características individuais de cada paciente, a medicina 4P Genômica permite que se descubram as chances que cada pessoa tem de possuir determinada doença futura.

A gerente técnica do laboratório, Helga Hilbert Mello, diz que o exame genético permite que o paciente saiba se possui o gene da doença Alzheimer ou de algum câncer, por exemplo. “Com isso, é possível driblar essas condições antecipadamente, com o tratamento médico adequado”, comenta.

Estão disponíveis exames nas áreas de mapeamento genético da pele, terapia medicamentosa personalizada, nutrição personalizada, nutrição infantil, tratamento antirretroviral individual, terapia farmacológica individual (ligado à oncologia), perfil de risco cardiovascular e perfil de destoxificação.

“Atletas de diversas áreas podem, por exemplo, utilizar os exames genéticos para a medicina esportiva. É possível, por meio de um exame de sangue, saber como é a fibra muscular de cada pessoa. Assim,  sabemos que aquele atleta é melhor em resistência ou em explosão”, conta a bioquímica.

Helga explica que os 4 “Ps”  do projeto querem dizer: Preventivo, Personalizado, Preditivo e Participativo. “Ele é preventivo, pois faz com que a pessoa possa se prevenir das doenças muito tempo antes de tê-la. Participativo, pois o paciente vai interagir diretamente no tratamento. Preditivo, pois se sabe com antecedência a vulnerabilidade dele a determinada patologia, e personalizado porque o tratamento é único para cada pessoa”, diz.

O Laboratório Búrigo é o único no Sul de Santa Catarina a realizar este procedimento. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (48) 3437-3131, ou vá até a unidade Cruzeiro do Sul, próximo ao Hospital São João Batista, em Criciúma.

Amanda Garcia Ludwig