Gabriel Da Conceição – Nova Veneza, nossa terrinha, vive sua melhor época no turismo

Associação Neoveneziana de Turismo (ANET)

Nova Veneza, nossa terrinha, vive sua melhor época no turismo, além de sermos referência por todos os nossos atrativos culturais, naturais e gastronômicos, despontamos na frente das outras cidades com a criação da Associação Neoveneziana de Turismo (ANET), que na segunda-feira, 10, teve a eleição para a diretoria da gestão 2014/2016.

Quem assumiu a presidência foi Larissa Bortolotto (Hotel Bormon e Restaurante Veneza), vice-presidência com Chico Ghellere (Restaurante Ghellere e Casa do Chico), 1ª secretária Franciele Mazzorana Zuchinali (Operadora de turismo Roteiros do Sul), 2° secretário Vitor Búrigo Ghellere (Divina Armida), 1° tesoureiro Claiton Luiz Mastella (Restaurante Mastella), 2° tesoureiro Fernando Mondardo Bongiolo (Bodega do Zéca); os demais membros assumiram o conselho fiscal.

Todos estão empolgados com essa nova fase da associação que com certeza trará muitos bons frutos!

Visita técnica da Associação Neoveneziana de Turismo na Rota Romântica em 2013.
Visita técnica da Associação Neoveneziana de Turismo na Rota Romântica em 2013.

Confira o que alguns membros responderam em relação à associação e turismo

Como foi a elaboração do projeto e como a Associação Neoveneziana de Turismo (ANET) vai servir de inspiração para outras cidades?

“A ideia de montar uma Associação para desenvolver o turismo de Nova Veneza iniciou-se a mais ou menos 03 anos atrás. A necessidade de atrair mais turistas para Nova Veneza, e, em todos os meses do ano, fez com que um grupo de empresários e colaboradores desse início ao projeto de fundação da Associação Neoveneziana de Turismo. A princípio, a ideia é montar uma Rota Gastronômica. O turista precisa amar estar em Nova Veneza. Posteriormente, esperamos que esta Rota seja estendida para a região. Hoje, fazem parte da associação alguns empresários do trade turístico e colaboradores. Nosso objetivo é captar mais comerciantes e empresários da cidade, uma vez que, se o turista está na cidade vai necessitar de farmácia, lojas, mercado, confeitarias, etc. Esperamos servir de exemplo/inspiração para as cidades vizinhas para, quem sabe, tornar nossa região cada vez mais forte no setor de turismo”. (Larissa Bortolotto, presidente. Hotel Bormon e Restaurante Veneza)

Como a associação busca manter a cultura e a tradição do povo de Nova Veneza?

“É oportuno usar o termo: O ponto máximo da Associação Neoveneziana de Turismo deverá ser sempre focada na cultura e na tradição do povo que aqui fez e faz história. Ainda é tempo de resgatar e deixar viva a magia de um povo que faz acontecer o progresso de forma equilibrada, trabalhando, rezando, preservando a família, cantando e festejando em comunidade. Fazendo isto acontecer nosso sucesso será garantido. Vamos em frente!” (Onévio J Colombo, Vinícola Borgo)

Como o povo pode contribuir para que Nova Veneza continue prosperando?

“Povo educado, gentil e sabedor de sua história e cultura torna sua cidade muito mais acolhedora aos olhos do turista. A dedicação de cada um em receber bem, tornará nossa cidade ainda mais bela e por certo encantará aqueles que nós visitarem”. (Fernando Mondardo Bongiolo, 2° tesoureiro. Bodega do Zéca)

Muito se fala em turismo, mas será que Nova Veneza tem estrutura suficiente ou falta algo?

“Falar em turismo é muito amplo, pois muitos estão entendendo que quando uma pessoa chega numa cidade a negócio (vendedor) ele tem necessidade de alimentar-se e dormir isto já declarado e estão até classificando esta pessoa como turista. Na verdade ele é apenas flutuante. Turismo vai muito além disso. Pessoas querem visitar cidades nos momentos em que estão de férias ou de folga ou participarem até mesmo de negócios quando tem um evento envolvendo feira comercial, industrial, agrícola ou de outra espécie.

Quanto a pergunta acredito que Nova Veneza tem estrutura suficiente através de seus hotéis e restaurantes para atender o dia-a-dia e os finais de semana quando não tem uma grande atividade. Porém não está preparada para os grandes eventos como se tem constatado. A menina dos olhos de Nova Veneza é o Carnaval e a Festa da Gastronomia. Enquanto não tivermos um Centro de Eventos fora da praça não poderemos mostrar aos nossos visitantes e mesmo aos municípios a verdadeira cultura italiana. Além de cantos, carnaval, gastronomia, danças, artesanatos. Este centro de eventos proporcionaria a concentração de públicos e eles estariam concentrados nas apresentações, pois atualmente alguma coisa é apresentada e poucos acompanham por estarem dispersos, seja na praça de alimentação, no centro ou bem distante ainda tentando chegar na cidade ou estacionar seu veículo. O Centro de Eventos seria a solução para o deslocamento de pessoas e veículos…” (Claiton Luiz Mastella, 1° tesoureiro. Restaurante Mastella)

Além dos já conhecidos monumentos e atrações que fizeram Nova Veneza despontar no cenário turístico, quais as outras belezas de nossa terrinha?

“Nova Veneza é encantadora pelas suas peculiaridades e características de uma pequena cidade. Ainda preserva a acolhida, os traços arquitetônicos, a simplicidade e alegria de um povo trabalhador. O folclore é preservado nas músicas e no grupo de dança da cidade; a religiosidade é marcada em cada pequena comunidade do município.

Logo na entrada da cidade, nos encantamos com o belo e imponente Portal com seus arcos de pedra e em seguida temos o monumento ao imigrante italiano significando a luta pela sobrevivência na colonização. Para nós, os descendentes dos imigrantes (principalmente o italiano), há décadas se cultiva o costume de oferecer farta refeição. Então, empreendedores fazem da gastronomia uma atração que agrada e agrega.

Nova Veneza é uma região forte, que se consolida mais e mais com inúmeras oportunidades de se desenvolver: nos esportes radicais onde a natureza é privilegiada, nas oficinas para divulgar artistas locais, no turismo de negócios e assim se transformar em um lugar marcado pelo dinamismo e oportunidades”. (Rossana Alano, Tramonto)

O que falta para as belezas naturais serem exploradas pelos turistas e pelos próprios habitantes?

“Nova Veneza esta inserida no Rotas do Aguaí, roteiro de ecoturismo e turismo de aventura e no ano de 2014 será feito a roteirização dos atrativos dos cinco municípios que fazem parte do Projeto: Treviso, Bom Jardim da Serra, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande. Tivemos as primeiras reuniões para formação dos Grupos de Trabalho GTs no final de 2013 após o seminário realizado na Pousada Ghellere, esses estudos técnicos serão feitos até julho, pois será lançado o roteiro em agosto durante a feira Agroponte em Criciúma. Vamos fazer um belo roteiro unindo os atrativos naturais e as delícias de nossa região”. (Franciele Zuchinali, 1ª secretária. Operadora de turismo Roteiros do Sul)

Muito se fala em turismo e cultura, mas será que o povo neoveneziano está educado culturalmente?

“Houve alguns avanços neste sentido nos últimos tempos, mas muito ainda está para acontecer. É necessário que todos os segmentos da sociedade neoveneziana se engaje nos mesmos objetivos para o bem comum de nosso município. Teremos também que deixar de lado os interesses particulares e as rijas partidárias, de uma vez e para sempre. Muito temos o que fazer, mas sem o empenho e ações significativas e que sejam de impacto, as quais poderão mudar a mentalidade e a consciência de todos os envolvidos em termos de turismo e do resgate da nossa cultura. Sociedade civil e governamental, unidas, abraçando a mesma causa, só assim conseguiremos alcançar o objetivo de termos um município turístico e culturalmente desenvolvido”. (Marlene Bressan, colaboradora)

Nova Veneza está com tudo mesmo, e temos que cada vez mais fazer a nossa parte para assim evoluirmos!

Sem Fronteiras

Sem Fronteiras conquistou um grande sucesso, são mais de 3.400 visualizações no YouTube de pessoas aqui do Brasil e algumas de outros países. O responsável por todo esse sucesso é sem dúvidas o piloto da primeira temporada, Nova Veneza, um pedaço da Itália no Brasil que já alcançou quase 2.000 visualizações e é nosso portfólio.

Devemos imensamente a Nova Veneza!!!

Chamada do programa realizado em Nova Veneza:

Assista ao piloto da primeira temporada do Sem Fronteiras, Nova Veneza, um pedaço da Itália no Brasil:

Beijos e abraços!