Frei Marcos Huk: Liberdade interior, o que é isso?

A liturgia deste final de semana lhe convida para que, a partir de Jesus, seja você aquilo que desde o ato da criação você é, isto é, seja livre. A liberdade é algo que todos buscam, porque ela faz parte constitutiva da dignidade humana. Sem liberdade não há humanidade nem, então, dignidade.

Você, homem e mulher, é livre? Veja, a liturgia nestes últimos dias tem mostrado Jesus que denuncia que o povo lhe buscava não porque tinha encontrado nele o pão que alimenta a alma, mas porque alimentava o corpo – não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus.

O alimento do corpo é indispensável, mas o alimento da alma também é indispensável. Para ser livre, tem que se ter essas duas dimensões bem alimentadas. Caso contrário, a liberdade, na sua integridade, está comprometida, em outras palavras, a liberdade é apenas uma ilusão.

Continuando, Jesus ao ter dito que o povo lhe buscava por causa do alimento terreno vai mais a fundo, usando do evangelho de São João, Jesus se mostra como o pão descido do céu – quem se alimenta deste pão não terá mais fome; diz ainda que Ele é a carne que alimenta para a vida eterna – quem ele se alimenta desta carne viverá para sempre.

Diante destas afirmações, os que seguiam a Jesus disseram que suas palavras eram duras e o deixaram de seguir. Jesus, homem livre, em vez de ficar pensando como recuperar seu “ibope”, sua fama, seus seguidores, … olha para os doze que ele mesmo os chamou e diz: vocês também querem ir embora? Esta rápida recordação de texto já meditados é para mostrar a liberdade de Jesus.

Esse sim é um homem livre – liberdade interior que ganha forma em seu modo de ser e agir. Somente quem é livre pode ensinar o caminho da liberdade. Por isso, Jesus tem toda autoridade para nos falar sobre liberdade – a sua Palavra liberta.

No evangelho deste domingo, no final do texto, Jesus afirma que o que faz impuro o homem não é o que vem de fora, mas o que sai do coração do homem e diz: más intensões, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.

Se observarmos os comportamentos que Jesus cita são emoções desequilibradas que tiram a liberdade do indivíduo sem que ele perceba. Dificilmente, uma pessoa reconhece que é escrava se suas emoções – os vícios, desde a maledicência até a drogadição, é difícil de ser reconhecida pelo dependente.

Pasmem, quase todos os comportamentos citados por Jesus já passam em nosso meio cultural como normais – não tem problema, só um pouquinho não faz mal. O Pe. Adriano Zandoná, afirma que, comprovadamente, a indústria da pornografia movimenta mais dinheiro que a Microsoft, o Google, e outras grandes empresas, juntas.

Em nossos programas de televisão e cinema, não há um que não tenha cenas sensuais ou eróticas. Por que? Porque se não houver cenas deste teor não há audiência. Quem dá audiência? É aquele que consome este material. Será que você é livre? A liberdade exterior é consequência da liberdade interior. Todo ressentimento, todo orgulho ferido, entre outros, não deixam a pessoa viver, capaz de leva-la à depressão. Isso não é liberdade.

Na primeira leitura, temos Moisés que clama: escuta, povo, o teu Senhor. Olhemos para a história do povo de Deus. Israel é um povo da escuta de Deus – sempre quando O escutou viveu bem e quando O deixou de escutar acabou escravo. Shema Israel, Adonai.

Escutar tem que se converter em vida, pois, como nos lembra, São Tiago, na segunda leitura, se meros ouvintes da Palavra de Deus, enganam-se. Isso não é religião. Essa religiosidade não liberta, pelo contrário ela aprisiona mais e mais em seus laces ideológicos seus seguidores, colocando-os num torpor não desejado por Deus.

Então, quer ser livre? Busque a Jesus e escute a Palavra que Ele tem a lhe dizer – é Palavra de Deus. Deus como arrimo, ponto de referência, é o único que pode lhe libertar. Ninguém que eleja a sim mesmo como arrimo pode ser livre.

Como vimos acima, você é presa fácil de suas emoções. Por isso, eleja Jesus como seu fundamento e escute a sua Palavra e viva feliz, porque serás uma pessoa de fato livre, porque é equilibrada em suas emoções. Deus lhe abençoe e lhe liberte em suas emoções. Seja feliz e livre. Amém.