Fazenda Gerônimo de Rio Cedro Alto recebe prêmio por qualidade do leite

Na noite do último dia 23, a Fazenda de Gado leiteiro, Gerônimo, localizada em Rio Cedro Alto em Nova Veneza, recebeu em Braço do Norte o certificado “Qualidade do leite começa aqui!” DSM | Tortuga, conquistando o primeiro lugar na qualidade do leite.

O programa que nesta fase avaliou o leite de diversas propriedades do sul de Santa Catarina, confirmou a qualidade do produto da fazenda neoveneziana com dados coletados a cada 15 dias no período de março a setembro de 2014.

Para o gerente da propriedade, José Vânio Back, a conquista é resultado de um trabalho em equipe. “A conquista deste certificado só foi possível graças ao belo trabalho de toda nossa equipe, sem ela, não seria possível dar excelência desde a saúde do animal, manutenção nas instalações e sua higiene,” afirmou Back.

Agora a propriedade irá para a fase catarinense do programa, que ocorrerá no dia 13 de novembro de 2014 em Chapecó.

Produção de leite, uma alternativa ao agricultor

Santa Catarina deve atingir em 2014 a produção recorde de três bilhões de litros de leite, o que representa um crescimento de 92% em 10 anos. O setor tem crescido 8,6% ao ano no Estado, contra uma média nacional de 4,5%. O Oeste representa 73% da produção catarinense.

Para a gestora da Cabanha Guinther, localizada em Braço do Norte, Rose Effting, a produção de leite é uma realidade viável e rentável para o agricultor. “Com os números atuais e a projeção de crescimento, hoje sem dúvida alguma a produção de leite é uma excelente alternativa para o agricultor, que além de lucrativa começa a combater o êxodo rural, mantendo o jovem no campo,” afirmou Rose.

A Cabanha Guinther tem seu foco voltado para a tecnologia e o melhoramento genético da raça bovina Jersey, utilizando técnicas avançadas de reprodução como a inseminação artificial e a transferência de embriões. A cabana já conquistou com o resultado do seu trabalho um total de 19 prêmios, inclusive internacionais.

Willians Biehl