Como se planejar para tirar as metas do papel em 2016

Dicas de coaching indicam como organizar e cumprir metas e objetivos no ano novo

O aproximar da troca do calendário alimenta expectativas e sonhos para o próximo ano, porém muitos destes planos são os mesmos que habitavam o pensamento no último dezembro. O coaching, método procurado por pessoas interessadas em alcançar progresso pessoal e profissional, oferece dicas importantes para os desejos idealizados hoje se tornarem realidade em 2016.

Perda de peso, melhorias financeiras, promoção no emprego ou troca de carreira, uma viagem de férias. O caminho para conquistas como essas muitas vezes se torna penoso, mas pode – e deve – ser fascinante, aponta a psicóloga e Master Coach Letícia Zanini, da Perfil Dois Coaching e Assessoria. “Ao mentalizar o porque quer, a relevância desse objetivo e o impacto dele, tudo fica mais prazeroso”, observa.

Escrever as metas em um papel e determinar datas elevam o compromisso e geram movimentação, indica Letícia. “Outra dica interessante é parcelar o planejamento com intenções mensuráveis. Uma pessoa que quer eliminar 10 kg tende a desistir no meio do caminho por ser algo muito difícil. Ao cunhar o objetivo de perder 1 kg ou 2 kg em um mês, por exemplo, fica mais alcançável e quando ela consegue cumprir a motivação aumenta para traçar novas marcas”, explica a profissional.

Os irmãos Diego e Bruno Darós há cinco anos vivem da fotografia e encontraram no coaching um suporte para alavancar a carreira. O método ajudou a dupla a organizar e criar estratégias para o negócio. “Quando se ama o que faz, as coisas vão acontecendo, mas o processo de coaching nos dá confiança e amadurecimento para conseguirmos nossos objetivos. Sempre sonhamos em conquistar algo grande e neste ano tivemos a oportunidade de desenvolver o nosso trabalho em eventos de revistas nacionais em São Paulo”, conta Diego.

Texto e foto: João Pedro Alves