Casa Legislativa de Nova Veneza receberá secretária de saúde municipal para esclarecimentos sobre o SUS

Requerimento para receber a secretária em sessão ordinária, foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira, dia 28, no plenário.

Por meio de requerimento de autoria do vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB) a secretária municipal de saúde, Maristela Regina Vitali Cúnico comparecerá na Casa Legislativa durante sessão ordinária a ser agendada para esclarecimentos sobre a nova política pública do SUS que está em vigor, referente às filas de exames clínicos, cirurgias básicas e de alta complexidade.

Conforme o vereador autor do requerimento, as políticas públicas do SUS estão cada vez mais burocráticas, sendo que questões de saúde não esperam. “Em uma visita após conversar com alguns cidadãos pacientes desta cidade, a gente foi questionar o que seriam essas novas políticas públicas do SUS. Por isso, a Estelinha, secretária de saúde, virá com seu corpo técnico aqui explicar, não só para nós legisladores, mas também para dar essa informação para o coletivo de Nova Veneza. Para uma mãe com um filho doente é sempre emergencial, para uma idosa, para um senhor, também é sempre emergencial, então ela vem aqui para explicar, de que forma a fila é controlada, o que é o médico regulador dentro do município e fora do município regionalizado do Estado, de que forma as pessoas com uma doença específica emergencial tem preferência”, explicou.

O presidente Eloir Minatto, o Biro Biro (PSD) também comentou a respeito deste requerimento. “Estou acompanhando muito de perto essa questão de regulação das filas, e a Estelinha vai estar aqui nos explicando melhor. O Ministério Público tem que olhar com carinho o que é emergência. Nós temos pessoas aqui em Nova Veneza que eu conheço e que estão sofrendo muito, elas precisam ter um atendimento mais rápido. Não pode furar fila, mas o médico sabe quem vai por primeiro, segundo ou terceiro, a gente tem que ter explicações e depois cobrança na saúde”, explanou o presidente.

O vereador autor do requerimento lembrou que atualmente a fila do SUS é controlada pelo Ministério Público de Santa Catarina com uma promotoria específica, e que pode ser acompanhada inclusive também no site da Câmara de Vereadores de Nova Veneza, mas que a secretária vindo até a Casa para explicar detalhadamente será de grande valia.

A proposição foi aprovada por unanimidade no plenário.

Rafaela Trombin Maciel