Aparelho lingual: dentes alinhados com discrição

Método invisível favorece ainda alguns movimentos dentários como expansão e correção da mordida

Dentro do ramo da ortodontia estética, o aparelho lingual é uma das opções mais discretas existente no mercado para quem deseja um sorriso perfeito. Diferente do que o nome sugere, o aparelho não é colocado na língua, mas na face interna dos dentes.

O maior benefício, segundo a ortodontista Letiele Furlan, é mesmo a discrição, já que o aparelho fica invisível. Além da questão estética, ele também é recomendado para pessoas que praticam esportes de contato, a fim de evitar lesões na boca. “A adaptação do paciente ao aparelho é bem tranquila, não machuca a língua e ainda favorece alguns movimentos dentários como expansão e correção da mordida”, explica a especialista.

Outra vantagem é que como o aparelho não está escondendo os dentes fica mais fácil acompanhar e perceber a evolução do tratamento, mas isso não significa que ele é mais ágil do que o método tradicional. O uso favorece ainda a realização de outros procedimentos, como troca de cor de restaurações e clareamentos, que podem ser feitos normalmente.

Higienização reforçada

Em contrapartida, o valor do tratamento lingual é mais elevado em função da alta tecnologia e personalização do método, sem falar na higienização, que terá que ser reforçada. “Como a visualização é mais difícil, orientamos o paciente a fazer limpezas mensais no consultório para evitar problemas como uma gengivite”, alerta.

Caroline Bortot