Acic reúne dezenas de entidades na luta pela vida

Movimento Abrace uma Vida começa a definir estratégias para reduzir número de suicídios na região.

Salvar e valorizar vidas, promover qualidade de vida, saúde mental, conscientizar e mobilizar a sociedade estão entre os principais propósitos do Movimento Abrace uma Vida, que reuniu na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), na tarde dessa quinta-feira (7), diversas entidades para debater o assunto. Através da articulação da Acic, representantes da Associação Criciumense de Apoio a Saúde Mental – Ceres, Nuprevips da Unesc, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Centro de Valorização à Vida (CVV), Caps, Gered e outras instituições decidiram retomar a luta pela vida através de uma ação em conjunto que vai definir estratégias de atuação.

Segundo o presidente da Acic, César Smielevski, os números são alarmantes e existe a necessidade de que se faça um trabalho preventivo para amenizar a gravidade do cenário atual. “Chamamos todos os envolvidos no assunto para discutirmos estratégias de atuação. Precisamos agir juntos e olhar todos na mesma direção. Se o problema fosse pequeno e simples não estaríamos aqui, explica Smielevski.

César destacou ainda a importância da perenidade desse grupo que acaba de se formar. “O problema vai sempre existir, mas que esse grupo que está nascendo, possa crescer e se fortalecer para juntos obter melhores resultados”.

Durante a reunião o perito do IML, Almir Fernandes, destacou a importância da Campanha Criciúma Viva, realizada em 2014, para a redução do número de casos de suicídios. “Tivemos uma redução em 85% desse tipo de ocorrência no IML. Foram 41 dias ininterruptos sem nenhuma ocorrência”, enfatizou ele.

Ao contrário da Campanha realizada em 2014, desta vez, o Movimento será permanente contando com a união de forças das as entidades relacionadas direta ou indiretamente ao assunto. “Eu estava muito apreensivo com a situação. Que bom que chegamos até aqui. Estou esperançoso de que o Movimento será levado adiante,” relata Paulo Borges, coordenador do CVV. Os dois próximos encontros já foram agendados pelo grupo  e serão realizadas ainda este mês, nos dias 12 e 20, para que o Movimento Abrace Uma Vida possa ser lançado oficialmente no dia 13 de Maio.

Tati Lemos

Acic reúne dezenas de entidades na luta pela vida
Acic reúne dezenas de entidades na luta pela vida

SAMSUNG CSC